Porque fazer e como controlar um orçamento mensal

Acabo de publicar um novo artigo sobre orçamento mensal no site da Rede Bandeirantes.

Acabo de publicar um novo artigo sobre orçamento mensal no site da Rede Bandeirantes. Esqueci de escrever sobre isso antes, então escrevo agora 🙂

Sou o consultor de investimentos do programa 2010 no azul.

Além do artigo descrito acima, também publiquei outros dois artigos:

Controle seus gastos – 29/06/2009

Você sabe onde investir seu dinheiro? – 11/06/2009

Você pode também escutar o programa de rádio que participei.

Abaixo, uma breve descrição do projeto:

2010noazul

2010 no Azul é o projeto do Grupo Bandeirantes que vai oferecer a duas famílias gaúchas a possibilidade de tirar o orçamento do vermelho e entrar 2010 no azul. Com o objetivo de reorganizar a situação financeira delas, o projeto envolverá os veículos Band TV, as rádios Band AM 640, BandNews FM 99,3 e o site da Band RS.

Duas famílias, selecionadas através de inscrições pelo site da Band, serão assistidas mensalmente, a partir de junho de 2009, pela advogada Fernanda Guimarães e uma equipe multidisciplinar que vai indicar onde podem ser feitos cortes nos gastos, quais as despesas podem ser readequadas ou trocadas por outras menores, estabelecendo um objetivo para março de 2010. Se o objetivo for atingido, as famílias ganharão um notebook cada uma.

Durante todo o período da consultoria, os veículos farão reportagens mensais para acompanhar os avanços e conquistas do dia a dia das famílias, bem como entrevistas com os consultores. Os materiais de áudio e vídeo serão publicados no site da Band RS.

2 pensamentos em “Porque fazer e como controlar um orçamento mensal”

  1. Bom dia fabrício , quero primeiramente agradecer pelo incentivo que seus textos tem me proporcionado , li todos eles inclusive o livro indicado , mas sou um vendedor e não tenho sálario definido .
    Comecei colocando no papel todos os meus gastos e me propus a não gastar mas com coisas não necessárias , esta dando certo, e empenhando-me em ganhar cada dia mais , só que ainda não descobri com guardar um percentual .
    acredito que tenha outros com a mesma duvida , se possivel , agradecerei muito um retonno. obrigado

    1. Wesley,

      Guardar uma parte para ti depende da simples decisão de separar este valor assim que receber o dinheiro. No teu caso que não tem um salário fixo isso é mais importante ainda, porque pode ser necessário ter alguma reserva em um mês que as vendas não andem bem. Coloca inicialmente em uma poupança, para valores pequenos não vale a pena perder tempo buscando rendimentos que em vez de R$ 100 te renderão R$ 110 ao mês.

      Faz uma média do que ganhaste nos últimos meses para ter idéia do que consegues ganhar mensalmente e mantém tuas contas dentro deste valor.

      Abraço.

Os comentários estão desativados.