Operação de miopia

Uma amiga, colega de aula da minha irmã de áureos tempos, perguntou-a sobre o oftalmologista com quem operei minha miopia. Ao responder, escrevi mais do que apenas os dados dele, contei toda a história. Resumo para quem tem pressa: sucesso, recomendo. Leia a história toda para saber dos detalhes.

Voltei lá faz duas semanas. Faz 10 anos que operei, tinha 5 graus de miopia em cada olho no ano 2000, estável por mais de cinco anos. Fazia oito anos que não revisava, havia revisado depois de seis meses e no aniversário de dois anos. Na época, me disse que não dava para ver que tinha sido operado, de tão excepcional a cicatrização. Desta vez, deu 1 grau de miopia em cada olho, depois de dez anos da operação original. Disse que podia retocar o ponto, sem custo, pagando apenas a clínica (R$ 600). Como o Banrisul paga a clínica, sairia de graça.

Fiquei com três opções:

  1. Retocar o ponto de graça, para pelo menos mais dez anos de visão totalmente perfeita.
  2. Fazer um óculos ou lentes de contato.
  3. Continuar sem usar óculos, se não me incomoda.

Não incomoda em 95% do tempo, vejo bem e leio longe. A excessão é a noite, quando o cansaço do dia e a pouca luminosidade amplificam o problema. Não chega a ser problemático, mas ler letrinhas pequenas em powerpoints apresentados a maior distância complica um pouco nesta hora.

Com a viagem em março (fica para um post futuro este assunto), vou optar pela segunda opção e fazer um par de óculos, por via das dúvidas. Não quero correr o risco de uma operação desnecessária antes de viajar (serão seis meses no exterior, dois de volta aqui, mais seis em outro exterior), ficando sem auxilio se precisar de qualquer coisa lá fora. Ele falou que podemos fazer na volta, sem problemas.

Recomendo a operação para todo mundo. Acordar de manhã e ver as horas no relógio de cabeceira é maravilhoso. Tomar banho e notar que não sou o Cebolinha, que meu pé na verdade possui todos os cinco dedos, é maravilhoso. Ler as placas na rua é maravilhoso.

Ele opera um olho numa semana, o segundo na semana seguinte. Entre o primeiro e o segundo, continuamos usando os óculos, vida normal, sem problema algum. Depois de operar o segundo, tiramos os óculos e leva mais ou menos uma semana para o foco voltar ao normal. Se vê tudo perfeitamente, mas se perde o senso de distância fina nesta segunda semana. Exemplo: joga umas balas na mesa e tenta pegar, não vai conseguir, elas estarão mais longe do que o cérebro pensa e do que a mão alcança. Depois desta semana, tudo 100%, vida nova, tudo maravilhoso.

A operação leva uns poucos minutos. A preparação leva uma hora, anestesia local, comprimido de relaxante muscular, não se enxerga nada porque se está sem os óculos, mas uma enfermeira te leva pela mão até a sala da máquina laser. Teoricamente te colocam um anel enorme ao redor do olho para pálpebra não fechar, mas não se sente absolutamente nada, só se vê uma luzinha vermelha andando de um lado para o outro, fazendo plésk, plésk, plésk, indo e voltando. Levanta, pede para alguém dirigir de volta para casa, volta em uma semana para o outro olho, pronto.

É isso. Antes disso, usei lentes de contato por uns oito a dez anos e antes ainda, óculos por uns nove anos. Uma coisa engraçada era eu continuar “ajeitando os óculos” sobre o nariz, mesmo eles não estando mais lá. Isso durou umas duas semanas 🙂

4 pensamentos em “Operação de miopia”

  1. Não troco meu óculos por nada! É um saco, mas tenho medo da operação! 🙁 E o grau volta!!! 🙁 (tenho 4 de miopia e 1 de astigmatismo).

  2. O pior pra mim eram dois momentos. A hora do banho que esquecia de tiraros óculos e a hora do amor… no momento mais sexy tinha que tirar o óculos…Odiava ser biolha neste momento… heheheh Viva dr. Tadeu Ambros…

  3. Operei em 2001… Estou mt contente! Eu tinha 6,75 (D) e 7,25 (E) de miopia… e 2,00 de astigmatismo. Só de acordar e não ter q estender a mão antes de abrir os olhos, já buscando os óculos no criado-mudo, é uma satisfação que não tem preço! xD

  4. Oporei em maio de 2009 e estou realizada! Tinha 7,25 nos dois olhos, usei lente durante 5 anos! Foi a melhor coisa que fiz na minha vida, vale muito a pena, só o fato de acordar e não precisar ir correndo por a lente e ver as coisas perfeitamente isso é MUITO bom 😀

Os comentários estão desativados.