Florença, Galleria degli Uffizi

florença

As coisas na Itália são todas enormes e a Galleria degli Uffizi não poderia ser diferente. Não vou descrever aqui todos os detalhes, isso você pode ver na descrição italiana da Wikipedia. Basta dizer que é um museu que PRECISA ser visitado por aqueles que gostam de história e admiram as pinturas magníficas que foram feitas entre 1200 a 1800. Isso que nem toquei no detalhe sobre as esculturas, do início da era cristã até o século XIX. Foram duas horas circulando pelo museu, sem poder bater fotos, então não há nenhuma nem aqui, nem nos meus albuns no Flickr.

Vimos o Duomo, entramos na igreja mas os pés não permitiriam subir os mais de 400 degraus do domo nem os mais de 400 degraus da torre, então nada de vista aérea da cidade por enquanto. Talvez amanhã subamos um morro que nos permita esta vista, mas as duas escadarias do Duomo ficarão para uma próxima visita.

sorveteHoje tomamos um dos melhores sorvetes do mundo. Fica numa sorveteriazinha perto de uma das pontes de Florença. Fazem lá mesmo. E agora a noite vamos comer uma excelente pizza italiana, feita de acordo com as regras da Verdadeira Pizza Napolitana, apesar de não estarmos em Nápoles.

Florença é uma cidade mais colorida que Roma, as pessoas se vestem melhor aqui e os espaços não estão todos tomados por indianos, como lá. Há uma grande quantidade de turistas, mas eles se concentram nas atrações mais conhecidas, como a Ponte Vecchio e o Duomo, além dos museus. No restante da cidade da para circular com mais tranquilidade, apesar das calçadas onde passa apenas uma pessoa.

A quantidade de artistas é enorme, em todo lugar há alguém pintando quadrinhos com aquarela (que secam rápido e permitem produção quase em série) para vender aos turistas. Há muito trabalho em couro, com a indicação especial de uma feira livre que se espalha por algumas ruas do centro histórico onde dá para encontrar bolsas, malas e principalmente cadernos de desenho e anotação com capas de couro trabalhadas, incrustradas, etc. A arte joalheira também é um dos fortes da cidade, com boa parte das lojas localizadas na Ponte Vecchio. Se gostar de jóias e não quiser gastar, não vá para lá.

Por hoje é só. Estou enviando mais fotos para os albuns neste momento.