Empreendedor Rico: Resenha do livro

No final de janeiro havia lido o livro: Empreendedor Rico: 10 Lições Práticas para ter Sucesso no Seu Próprio Negócio, do Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico, Pai Pobre.

Na minha opinião, somente a Introdução já vale os R$ 49 que o livro custa. O título original do livro, “Antes de Largar o Emprego”, me parece muito melhor que a tradução pobre e oportunista usando a palavra Rico. Não entendo porque a editora aqui faz esse tipo de coisa, mas provavelmente seja porque eles sabem o que vende aqui (o negócio deles) e eu não.

A Introdução explica o que é ser empreendedor e compara com ser empregado. Fala sobre as dificuldades que o empreendedor passa e quais as características de comportamente necessárias para quem pretende se tornar um. Explica ainda porque tanta gente se dá mal tentando empreender enquanto tem embutida na mente a forma “empregado” de pensar. Mostra que o comportamento empreendedor pode ser aprendido e explica que o pensamento de empregado é uma coisa dos tempos modernos (sim, o do Chaplin). Termina finalmente com uma cena do Filme Easy Rider, fazendo uma relação da busca da liberdade por parte dos protagonistas e da busca de liberdade do empreendedor.

Quem é empreendedor de verdade, daqueles que tocam seu próprio negócio há pelo menos 10 anos, que provavelmente já tenham tido quedas grandes, que devem ter tido mais de um negócio quebrado antes de “se encontrar” no negócio atual, certamente vai se identificar com muitas das coisas relatadas no livro.

Contando a história dos erros e quedas que ele teve na carreira, o autor vai colocando peça por peça do que é necessário mudar de dentro para fora na forma de pensar para aprendermos a agir instintivamente como empreendedores.

Vale a pena, mesmo. Para mim, que criticava o modo meio irresponsável como os outros livros incutiam a idéia de “larga tudo e abre uma empresa”, esse livro é a redenção do autor. Nele ele diz: “Larga tudo e abre uma empresa. Mas saiba que vai ter que passar por isto e isto e mais isto”.

Um pensamento em “Empreendedor Rico: Resenha do livro”

Os comentários estão desativados.