Descubra sua vocação

No filme “Rocky”, e vocês vão me ver fazendo analogias a este filme outras vezes, há uma cena onde Rocky pergunta ao Mickey, seu treinador, porque ele ficou tão desapontado consigo ao longo dos anos. Rocky diz:

– Sabe, faz seis anos que venho aqui, e há seis anos você fica implicando comigo. Queria saber porquê.

– Você não quer saber isso.

– Sim, eu quero saber o porquê disso.

– Você quer saber?

– EU QUERO SABER PORQUÊ!

– Ok, vou te contar. Porque você tinha o talento para se tornar um grande lutador. E ao invés disso você se tornou um quebrador de pernas para um agiota picareta qualquer!

– É um meio de vida.

– É um DESPERDÍCIO de vida!

Isto não é nenhuma novidade, apenas um caso típico de não seguir sua vocação. A maioria das pessoas está nesta situação, seja por nunca ter encontrado seu chamado em primeira instância, ou porque perdeu o rumo em algum momento. Mas nada é mais importante do que saber com certeza o que você deve fazer com sua vida. Se você descobrir isto corretamente, então quase todas as outras coisas irão naturalmente aos seus lugares.

Quando você perde a maior parte do seu tempo fazendo a coisa errada, você acha a vida muito difícil, porque você está vivendo a vida de outra pessoa ao invés da sua própria. Porque você não deseja realmente fazer as coisas que faz, você tem dificuldade em se sentir motivado, ou até mesmo a acordar de manhã. Tudo que você acaba fazendo exige muito esforço para obter resultados medíocres. Você está sempre doente, cansado, e com medo de que sua situação possa ficar ainda pior. Você sente ter que fazer o que faz, e isso faz você se sentir miserável mesmo quando não está trabalhando.

Por outro lado, se você segue sua vocação, sua vida é maravilhosa. Concluir as tarefas não exige esforço porque você tem entusiasmo sem limites e um incrível talento para o que você faz. Você não tem problemas em começar os trabalhos porque não não há nada diferente que você gostaria de fazer. Você não precisa escolher entre fazer o que ama ou ganhar dinheiro, porque o mundo dá grande valor ao que você faz. A imensa recompensa que você recebe do seu trabalho se espalha por outras áreas de sua vida e para as pessoas ao redor. Todos tentam imaginar qual é a sua e como eles podem também entrar nessa.

Se encontrar sua vocação é tão importante, então porque quase ninguém faz isso?
Muitas pessoas pensam que sua vocação é ditada por sua faculdade. Você escolheu a faculdade que melhor se adaptava às suas habilidades, e agora você já investiu muito tempo e dinheiro estudando estas coisas, então você deve se manter neste rumo, certo?

Ahnn, não. Certamente há alguns elementos de sua faculdade que lhe caem bem, mas isso não significa necessariamente que você deve abraçar o trabalho óbvio que corresponde a sua formação. De toda forma, não é realista esperar que você decida sobre sua vocação antes de se graduar. Você pode escolher uma rota criativa ao caminha comum de seu campo de atuação, ou até mesmo fazer algo completamente diferente. O que você aprendeu na faculdade pode ou não lhe ajudar diretamente, mas de toda forma, não é realmente por isso que você foi a faculdade. Tenho certeza que o Bill Gates não se arrepende de ter mudado de idéia sobre se tornar um advogado, e algumas coisas que ele aprendeu na faculdade sem dúvida alguma o ajudaram na Microsoft.

Um conselho comum é “faça o que você ama”, mas é um conselho completamente inocente. Você não pode simplesmente pegar alguma coisa que ama e assumir que isso irá se tornar uma carreira viável. Não acredito que haja muito mercado para pessoas que apenas queiram fumar maconha e jogar videogame na casa dos pais. Nem isso iria resultar em uma vida completa, mesmo que isso parece tentador quando se é adolescente. Tudo isso é muito óbvio, o que parece ser o motivo das pessoas ignorarem totalmente este conselho.

Muitas pessoas têm medo da mudança. Você se tornou bom no que faz, e se você mudar agora, terá que dar alguns passos para trás. Bom, talvez. Mas continuar caminhando em frente não irá ajudá-lo muito se você está caminhando para o final da prancha. Se você está caminhando na direção errada, é melhor corrigir o curso agora para poder ir a todo vapor para onde você realmente deseja chegar, ao invés de se direcionar sem esperanças de encontro a um iceberg. Mesmo que você escolha a carreira que parece certa para você naquele momento, o mundo irá mudar, e isso irá apresentar novos desafios e oportunidades que farão você querer mudar as coisas. Meu caso, minha faculdade não oferecia graduação em Internet. Nem em blogs. Muito menos em investimento em consórcios.

Para começar a buscar sua vocação, você precisa fazer uma pequena introspecção. Olhar para dentro de sí mesmo é a melhor forma de descobrir o que você deve fazer de sua vida.

No próximo artigo escreverei sobre uma forma alternativa de encontrar sua vocação que não envolve introspecção.

10 pensamentos em “Descubra sua vocação”

    1. Oi Aline,

      Acabei esquecendo 🙁

      Vou providenciar, pois o rascunho do texto já está pronto.

      Obrigado por visitar o site e comentar aqui.

  1. É bem pertinente e interessante esse assunto nos nossos dias atuais, muitos perdem a felicidade profissional por falta do auto conhecimento, é preciso uma revisão nas grades curriculares das escolas de uma maneira geral, é importante desenvolver essas práticas pedagógicas de exercícios sobre vocação nas salas de aula, pois muitas pessoas sofrem com isso.

  2. Fabrício,

    Gostaria de dizer apenas obrigada por ter colocado este texto online para que mais pessoas pudessem lê-lo. Gostei muito do que você escreveu!

    Parabéns e sucesso!

Os comentários estão desativados.