Consórcio é um bom investimento?

Como especialista em consórcios imobiliários, esta semana tive uma surpresa. Vários amigos, parceiros e clientes me pediram para comentar sobre um vídeo da Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe no YouTube, em que ela fala para fugir dos consórcios e financiamentos.

Se você não assistiu ao video, ela simplesmente tem pavor de consórcio (por já ter feito um que deu errado no passado, certamente mal orientada) e de financiamento. Segue abaixo o video dela, com meus comentários em seguida:

Adoro a Nath, mas neste vídeo ela errou feio. Até o Gustavo Cerbasi, que no início não gostava muito dos consórcios, em seus últimos livros fala com propriedade sobre os usos em que eles podem ajudar a formar patrimônio.

Os comentários feitos no próprio YouTube já indicam varios dos erros, como a comparação de 320.000 de financiamento com 400.000 do consórcio, o fato de não mencionar a correção do crédito ao longo do tempo, junto com a correção das prestações, para manter o poder de compra. Ela não desconta do investimento em Tesouro Selic o custo que teria de aluguel neste tempo todo, e por aí vai. Fez um vídeo simplista, me dói dizer, de quem não sabe matemática. E faz isso justamente dizendo que os números não mentem! E me dói dizer, justamente porque gosto dela, e geralmente o conteúdo dela é muito bom, tanto que sempre que acho relevante, divulgo aqui.

Com mais de dois milhões de seguidores, somente o fato de ter chegado a este número, no tópico de finanças pessoais, já é sensacional. Pessoalmente, acho que da para perdoar um deslize técnico, mesmo um que me prejudique pessoalmente, frente ao enorme bem que ela faz desmistificando os produtos financeiros.

Seria uma pena me sentir prejudicado com isso. Neste momento, mais de 300 mil pessoas já assistiram ao video dela. Mas não me sinto prejudicado com o video, pelo contrário. Eu vendo consórcios e os utilizo pessoalmente como ferramenta para construção de patrimônio, mas a verdade é que ninguém fica pobre por NÃO ADQUIRIR um financiamento ou consórcio. Pode deixar de se beneficiar de certas estratégias, mas não perde ao não fazer. Só deixa de ganhar.

Deixar de ganhar é melhor do que perder dinheiro com uma aquisição mal orientada.

Então, se ela ajuda a evitar perdas para quem adquiria um consórcio qualquer sem pesquisar, achando que todos são iguais, ou para os que caíam no canto da sereia de maus vendedores ou de gerentes de banco que só desejam recolher suas comissões ou cumprir metas de venda, todo meu apoio a ela.

Por outro lado, se você chegou até aqui na leitura, assistiu ao video dela e se perguntou: “é isso mesmo?” Bem vindo a um novo mundo. Um mundo onde os consórcios são simplesmente uma ferramenta. E como ferramenta, podem ser bem ou mal utilizados na construção de seu futuro financeiro. Estou aqui para te ajudar nisso.