10 mandamentos da boa gestão empresarial

Uma pequena contribuição sobre gestão empresarial. Pode parecer simplório, mas é basicamente com estas 10 regrinhas que empresas como AmBev e ALL são campeãs na geração de riqueza para seus acionistas (Jorge Paulo Lemman, dono delas, que o diga. Não é à toa que ele é um dos homens mais ricos do mundo com seus 2,6 bi de dólares).

Analise cada uma delas e as imagine funcionando em sua empresa:

1 – O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor por nossa organização;

2 – É necessário gerenciar as organizações para obter tal preferência;

3 – Só se gerencia o que se mede;

4 – Gerenciar é atingir metas (objetivo gerencial + valor + prazo);

5 – Com medições pode-se comparar o quanto se faz (real) com o quanto se deve fazer (meta);

6 – Problema é um resultado indesejado (real diferente da meta);

7 – Para atingir metas é necessário resolver problemas;

8 – Para resolver problemas é necessário método;

9 – Você pode usar vários métodos para resolver problemas, como o terorema de Chutágoras ou os Cálculos Hipotéticos Usando Técnicas Estatísticas (CHUTE). No entanto o método científico de resolver problemas é o PDCA (Planejar, executar (DO), Checar e Agir, ou em bom português: “Problemas Devem Cientificamente Acabar”);

10 – Ninguém sabe sempre a solução de todos os problemas. Por isso antes de querer se mostrar como o sabe-tudo na reunião, baseie seu discurso em fatos e dados (medições).

Parece simples demais pra ser verdade. Mas há mais sabedoria nestas regras do que eu consigo colocar neste texto. Foi seguindo estas idéias que o Japão saiu de país destruído na segunda guerra a potência mundial. É baseada nestes valores que a AmBev já impôs seu modo de gerenciar negócios à Interbrew. É seguindo estas regras que a Toyota é a montadora mais rentável do mundo. É rezando esta missa que a Gerdau não para de crescer no mundo. É com estas crenças que Aécio Neves está dando um show de administração pública em Minas Gerais, eliminando um déficit público de R$6,2 bilhões anuais em apenas dois anos de mandato (imagine se ele vier a ser presidente do Brasil e fizer o mesmo no governo federal!). E por aí vai.

Sucesso e bons negócios.

Helder Barboza

Um pensamento em “10 mandamentos da boa gestão empresarial”

  1. parabéms pelo seu texto, vou adquirir esse tipo de trabalho em minha empresa é muito modesta mais é meu ganha pão parabéms e que Deus te ilumini

Os comentários estão desativados.